segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Documentos para se trabalhar em "Blanco"!

Infelizmente tem algumas coisas que só sabemos que precisamos quando nos perguntam... Depois de fazer algumas entrevistas aqui em Buenos Aires ficamos sabendo que precisamos de dois documentos para trabalhar em "Blanco" (trabalhar legal): O DNI e o CUIL.



Um pouco tristes e decepcionados resolvemos ir ao Consulado Brasileiro pra saber como é que diabos tirava esse tal de DNI e CUIL.

A resposta do cara que trabalha no Consulado Brasileiro na Argentina até que foi boa, afinal a gente sempre pensa que é um bicho de 7 cabeças. Ele disse que na verdade o meu passaporte com o visto de residente por dois anos serve como DNI, mas que muitas empresas não reconhecem ele como Documento Nacional de Identificação (DNI) daí ele me aconselhou a ir no centro de Migraciones.

Essa parte ainda não dei entrada, mas pra tirar o CUIL é mais fácil.

Você precisa de:

1 - Certificado de residência

  • Você vai até a comisaría de policía (delegacia de polícia) mais próximo da sua residência e pede pra tirar o certificado de domicílio, daí em 48 horas (finais de semana e feriados não contam) que um policial vai até sua casa e te dá o seu certificado de residencia.
2 - Passaporte:
  • Com o visto de permanencia no país.
Disseram que o tal do CUIL sai no mesmo dia, mas isso só terei certeza na semana que vem...

Bjus!!!

10 anos de TMDG...

O Congresso foi muito bom! A cidade de Mar del Plata apesar do seu mar que não se parece com as praias do Brasil (as do Rio de Janeiro em especial), fazem com que a cidade seja bastante encantadora.




Claro como todo evento começou brando meio sem interesse, mas certamente os pontos mais interessantes foram as palestras de Jeremyville (ilustrador) e David Carson (Design Tipográfico).

Ilustrador Jeremyville
 Ilustrador Jeremyville
 Ilustrador Jeremyville
 


No evendo teve muita representantes chilenos, uns que sinceramente desnecessários, com coisas muito nada a ver com Design, falando sobre satélites e tal... rs Mas enfim, no balanço geral o evento é bacana, muita referência e inspiração boa!

Um palestra que tb não ficou pra trás foi de um designer Ilustrador Argentino que vive no México, Dr. Alderete, quea além de trabalhar com animação (e desenvolver uma técnica de ilustração e animação muito louca com um joystick acoplado numa tablet) trabalha fazendo principalmente capas de discos, talvez por seu desejo frustrado de ser cantor...

No geral é um evento que vale a pena... Dá-lhe TMDG 2012... rs